6 de agosto de 2009

De volta ao passado.

Hoje uma professora de Inglês na escola falou que os primeiros anos fizeram um trabalho e queria apresentar para todos os alunos. Toda a escola. Cheguei no local, dei de cara com o Michael Jackson. Dei de cara com a professora fazendo um discurso. Passaram clipes famosos. Black or White, Billie Jean, Dangerous, Thriller, Beat It e We Are The World, com vários artistas que fizeram história na cena musical. Incluindo o Michael Jackson, Cyndi Lauper, Tina Turner, Ray Charles, Stevie Wonder e vários outros que não sei os nomes. A professora fez um abre aspas entre os clipes e falou, chorando, que ele não era apenas um cantor, mas sim um dançarino, compositor, coreógrafo, poeta. Mas e o trabalho, onde está? Para ver clipes, eu vejo em casa. Foi bonito da parte deles fazer essa pequena homenagem, mesmo depois de um mês de sua morte. Eis um fato: Michael Jackson será eterno para várias pessoas. E agora lhes pergunto: o que será de nós, fãs dessa época musical, quando todos os astros morrerem? Frank Sinatra, James Brown, Freddie Mercury, Dimebag Darrel, Michael Jackson, já nos deixaram. Os demais já estão com hora marcada. Alguns viverão mais, outros não. E assim o cenário musical vai sumindo. Vai deixando grandes marcas pelo mundo todo. Mas do que nos adianta lembrarmos e honrarmos nossos ídolos, se eles não estarão aqui para nos presitigiar, para fazer shows, para mostrar para esses jovens o que é música de verdade? A atualidade está mais preocupada com o modismo. A moda é tocar J-rock? Vão fazer músicas nesse estilo. A moda passou para Pop Rock? Vão fazer para esse estilo. Até podem tentar fazer um Hard Rock, mas não aparecerão cópias. Não dá para imitar um Slash porque ele é único. Tem inúmeras bandas que seguem o estilo, mas não tocam tanto quanto os originais. Sempre digo que nasci na época errada. Minha mãe e eu compartilhamos as mesmas músicas, os mesmo gosto. Só que a minha mãe, só gosta das baladinhas. Os jovens que gostam de músicas dos anos 70, 80 e até 90, são abençoados e amaldiçoados. Abençoados por gostar de música com qualidade. Amaldiçoados porque poucas bandas dessa época voltarão para o Brasil, e quando voltam o ingresso é uma facada. Eu fui prestigiada por ver o show do Ozzy Osbourne, Black Label Society, Korn e Kiss. Ozzy Osbourne está acabadão, não canta muito bem, mas só o fato de eu ver ele, agitando e jogando água no público, foi fascinante. Ver o sangue escorrendo dos dedos do Zakk Wylde me deixou de boca aberta. Ver a banda mais quente do mundo, foi uma honra, foi um sonho, foi um espetáculo!

Nenhum comentário: